Manchas, bolhas, pintura descascada, revestimentos descascados: todos esses são sinais muito óbvios de infiltração de água. Este problema não só pode danificar esteticamente paredes ou destruir móveis, como também pode afetar a saúde dos moradores e danificar a estrutura do edifício. Portanto, ele precisa resolvê-lo imediatamente.
Quer descobrir como se livrar definitivamente das infiltrações para preservar a decoração do ambiente e garantir a qualidade de vida da sua família? Então fique atento às nossas dicas!
1. Identifique as causas da infiltração na parede
Infiltrações são como doenças: não adianta mascarar os sintomas sem identificar e tratar as causas. Felizmente, na maioria das vezes o diagnóstico é muito simples.
Por isso, antes de adotar qualquer solução “milagrosa” oferecida pelo mercado, recorra a um profissional para analisar a estrutura da parede, verificar se existem falhas e identificar a real razão do acúmulo de umidade.
Entre os motivos mais comuns, podemos destacar:
- problemas com a calha e direcionamento da água das chuvas;
- sistema de drenagem ruim;
- rachaduras nas paredes;
- defeitos no encanamento;
- caimento inadequado do piso;
- falha na impermeabilização de piso, fundação, lajes etc.;
- falta de ventilação na casa;
- erros na drenagem do ar-condicionado.
2. Aja rapidamente
É importante entender que a infiltração não só prejudica a casa esteticamente, estraga a mobília próxima à parede e afeta a qualidade de vida dos moradores, o que já seria grave!
A água também é a inimiga número um das estruturas na construção. Se você não tomar providências imediatas, o dano pode se espalhar e tornar o conserto muito mais caro. Por isso, a solução dos problemas com infiltração não deve ser adiada.
3. Corrija o problema detectado
Depois de identificar a causa, é necessário realizar a correção. De nada adianta investir no reparo estético daquela parede (pintura, revestimento etc.) se o problema for causado por uma fenda na calha ou até mesmo por uma telha quebrada. Sem o devido conserto, a infiltração aparecerá novamente.
4. Realize o processo de impermeabilização
Seja qual for a origem do problema, a solução da infiltração na parede sempre envolve a impermeabilização com produtos específicos vendidos em lojas de material de construção.
- infiltração no teto ou parede: nesse caso, é preciso impermeabilizar a área externa;
- infiltração em que a umidade vem do chão: a área deve ser impermeabilizada após quebrar o piso e tirar o reboco;
- infiltração originada na propriedade do vizinho: essa situação é mais complicada, pois ele também precisará realizar uma reforma e impermeabilização da área de contato.
5. Escolha revestimentos de qualidade
Além de escolher revestimentos de fabricantes confiáveis, é preciso garantir a utilização do tipo adequado para impermeabilizar a superfície que precisa desse tratamento.
Um exemplo é a diferença entre a aplicação da impermeabilização rígida e da flexível. Por exemplo: é importante utilizar o tipo flexível para evitar rachaduras em lajes, pois elas são vulneráveis às mudanças de temperatura e sofrem mais retração e dilatação.
6. Restaure a parede
Somente depois de todo esse processo é possível melhorar o aspecto da parede com segurança. É preciso descascar todo o revestimento e refazê-lo, sem se esquecer de aplicar os produtos impermeabilizantes misturados à massa.
Com a parede protegida, o proprietário terá a certeza de que a pintura ou o novo revestimento escolhido terão uma longa duração, evitando retrabalho e mais gastos.
7. Continue a manutenção
Por mais que uma infiltração tenha sido resolvida, os imóveis estão sujeitos a esse problema durante toda a vida. Podem surgir novas rachaduras em calhas ou na laje, ou é possível que um instalador fure um cano sem querer.
Portanto, é preciso manter a atenção e realizar uma manutenção periódica, a fim de identificar essas situações e corrigi-las antes que provoquem danos à construção.
Via: www.pointer.com.br