A maioria das pessoas acredita que as inspeções preventivas no bairro só vão beneficiar as construtoras, o que é um grande equívoco do conceito. Quando estava trabalhando na área, vi com meus próprios olhos muitos moradores que se recusaram a entrar na fiscalização sem justificativa.
Algumas pessoas negam por medo de perder certos direitos, outras são sobre sua segurança. Portanto, eles perderam oportunidades preciosas em vez de buscar informações para protegê-los.
O que é uma Vistoria Cautelar de Vizinhança?
A Vistoria Cautelar de Vizinhança no bairro Bandeirantes serve para resguardar as partes envolvidas durante a construção de uma obra. Não apenas quem está construindo, mas também quem já mora ao redor da área de construção.
Em suma, refere-se ao ato de documentar o estado das edificações vizinhas antes do início da obra. Ou seja, é feita uma análise dos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obras com o intuito de constatar certos aspectos em sua estrutura.
Geralmente, a vistoria cautelar procura por:
- falhas e anomalias;
- estado de conservação;
- padrão construtivo;
- idade aparente;
- outras características importantes.
No laudo, é preciso conter o registro fotográfico das falhas e anomalias identificadas no imóvel vistoriado. Além disso, deve-se catalogar o funcionamento dos sistemas construtivos dentro do laudo de vistoria. Por exemplo: uma torneira que não pinga água, uma lâmpada que não acende, etc. Assim, a construtora consegue se defender contra falsas acusações vindas de vizinhos com má-fé.
Qual a importância?
As construtoras que realizam a vistoria cautelar de vizinhança demonstram respeito e preocupação com o bem-estar dos vizinhos. Afinal, esta atividade assegura que os moradores do entorno serão reparados de qualquer dano causado pela obra. Isto é, claro, se este for comprovado através de laudo técnico.
Além disso, o serviço também garante uma maior segurança jurídica para o escritório responsável pela construção, caso algum vizinho acione a justiça. Os processos de alegações de danos à propriedade são recorrentes, ainda que as falhas sejam difíceis de serem comprovadas. Com o laudo da vistoria, é possível se resguardar mediante essas situações.
Em resumo, podemos dizer que a Vistoria Cautelar de Vizinhança no bairro Bandeirantes é vantajosa tanto para os responsáveis pela construção quanto para os moradores.
Níveis de vistoria
O Ibape classifica as Vistorias de Vizinhança em três níveis, segundo definições estabelecidas pelo profissional, pelo contratante e pela própria finalidade do trabalho.
Para definir os níveis de vistoria, o Ibape observa o raio de influência e o grau de detalhamento das observações feitas e registradas nos imóveis vistoriados.
Nível 1
O nível 1 diz respeito às vistorias realizadas em grandes canteiros, quando o número de imóveis existentes no perímetro de influência da obra é muito elevado. Devido à complexidade da vistoria, pode-se caracterizar apenas as áreas externas com indicação de eventuais sinais de fragilidade e de risco.
Nível 2
Esse nível requer uma descrição básica e objetiva do imóvel vistoriado, de suas anomalias e falhas constatadas. É preciso que o Laudo de Vistoria contenha uma fotografia que seja capaz de discriminar:
- Tipologia;
- Padrão Construtivo;
- Estado de Conservação;
- Anomalias e falhas existentes.
A área de vistoria pode ser limitada à área de influência do canteiro de obra.
Nível 3
Esse nível é bem detalhado, pois deve conter todos os elementos elencados no Nível 2 e ainda apresentar caracterização completa de revestimentos de piso, parede e forro, esquadrias e elementos aderidos que sejam significativos, bem como todos os elementos construtivos que possam ser relevantes para descrever a totalidade do imóvel.
Nesse nível o raio de vistoria depende da influência da obra, mas é preciso, inclusive, considerar o fluxo de veículos pesados e o número de subsolos da obra que será concretizada.
Elaboração do laudo técnico
Após a vistoria, é preciso elaborar o laudo, que tem por objetivo registrar as condições técnicas do imóvel e alertar possíveis riscos.
O laudo deve ser compreensível a leigos e o profissional habilitado deve apresentar suas análises de maneira imparcial.
O laudo deve conter:
- Considerações Gerais (Contratante, Finalidade, Objetivo do laudo etc);
- Descrição do Imóvel (Proprietário, Localização etc);
- Vistorias (Endereço, Características físicas do imóvel vistoriado etc);
- Encerramento (Considerações Finais, Nome, graduação e nº do CREA ou CAU do profissional responsável pela elaboração do laudo, entre outros)
- Anexos (Fotos do imóvel, do terreno, da região etc)
O laudo é elaborado em duas vias, sendo uma para o contratante e outra para o responsável pelo imóvel vistoriado. Ambos assinam o recebimento do documento e o arquivam.
A via destinada ao contratante deverá ter o “de acordo” do responsável pelo imóvel vistoriado.
Construções afetam a vizinhança
Cada vez mais, aumenta-se a realização de obras no cenário urbano com construções de médio a grande porte, as fundações são profundas e há grandes escavações no terreno. Tudo isso, afeta a rotina da comunidade no entorno, causando ruídos, vibrações, interferência no fluxo de trânsito da região etc.
Percebeu como construir um imóvel não se trata apenas de realizar a obra da melhor maneira no próprio terreno?
Uma obra envolve o trabalho preliminar e durante a sua execução de profissionais que garantam a segurança e tranquilidade para o procedimento ser realizado sem qualquer dano à obra e à saúde dos trabalhadores e vizinhos. Por isso, antes de construir, reformar ou realizar qualquer alteração significativa em um empreendimento, contrate os serviços de profissionais habilitados para realizar Avaliação de Imóveis, Vistorias, emitir Laudos de Avaliação de Imóveis etc.
Conclusão
Nós da Sabino Moraes Engenharia realizamos a Vistoria Cautelar de Vizinhança no bairro Bandeirantes, a Vistoria é feita por profissionais capacitados de várias áreas diferentes, mas tendo em vista que a análise observa diversos aspectos relacionados à construção.
Então se você está a procura deste Serviço e outros para o seu condomínio, entre em contato conosco e faça o seu orçamento!