Saiba como evitar trincas, rachaduras e fissuras em sua moradia!

As aberturas alongadas distribuídas entre as paredes, vigas, colunas e tetos são os primeiros sinais evidentes de falha estrutural. Muitas pessoas ficam em duvidas nesta situação.

Isso porque às vezes eles não sabem como identificar corretamente o problema e, inversamente, não sabem como dar o primeiro passo para resolvê-lo.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRINCAS, FISSURAS E RACHADURAS?

A fissura é o estágio superficial dessa patologia, originada por deformações ou deslocamentos do substrato ela pode interferir na durabilidade e características estruturais da obra além da questão estética (ABNT NBR 9575:2010), com abertura de até 1 mm.

Já as trincas, podem ser ocasionadas por alguma carga inesperada na superfície ou no caso da tensão suportada pelo material seja inferior à deformação exigida. Assim, o alívio na estrutura causa um aumento na abertura, até 3 mm. Acima dessa medida, as aberturas nas estruturas já são consideradas rachaduras que podem, por exemplo, dar passagem para a água da chuva.

O QUE DEVO FAZER AO IDENTIFICAR TRINCAS EM MINHA CONSTRUÇÃO?

O ideal é fazer um mapeamento da abertura na estrutura, verificando se existe um aumento de largura ou extensão com o passar dos dias. É importante estar atento e solicitar a ajuda de um engenheiro para observar os sinais da estrutura para que possíveis colapsos possam ser evitados, classificando o grau dos danos ocorridos e apresentando formas de reparar o dano.

Outro ponto a ser avaliado são as direções da trinca, já que quando em ângulo de 45° ou aquelas que aparecem inclinadas nos cantos e evoluem para uma fissura vertical, pode estar relacionado a uma movimentação vertical ao adensamento do solo, o recalque da fundação.

O QUE PODE CAUSAR O APARECIMENTO DAS TRINCAS E COMO EVITÁ-LAS?

Mesmo diante de uma lista de possíveis motivos para o surgimento de fissuras, trincas e rachaduras, existem vários fatores que podem causá-las. A variação higrotérmica, a absorção de água e variação da temperatura, pode provocar uma retração e dilatação simultânea na estrutura resultando em fissuras na estrutura. Neste caso, para solucionar esse problema, é recomendado inserir juntas de dilatação a cada 10 m.

Ademais, situações de infiltração ou má impermeabilização da laje podem afetar a armadura de ferro e provocar sua corrosão, dando abertura para patologias na estrutura. Em  alguns casos, o diagnóstico ideal só pode ser elaborado após testes realizados por especialistas em laboratório.

No entanto, a melhor solução para evitar patologias é contratar um engenheiro especializado para fazer o projeto estrutural da sua obra. Esse investimento inicial vai evitar o aparecimento de trincas, fissuras, rachaduras e qualquer outro problema.

Evite dores de cabeça, contratando um profissional qualificado! Entre em contato conosco.

NOSSOS CONTATOS

Nossa Localização: Rua Nepomuceno 186 APT 202 – Prado -Belo Horizonte, 30411-156

Telefone: (31) 3786-8067 / (31) 99499-3794

E-mail: comercial@samoengenharia.com.br